Slide
Nossos diferenciais são qualidade técnica, agilidade, eficiência nas respostas e, sobretudo, respeito aos interesses dos nossos clientes.
Slide
Serviços jurídicos para grandes empresas, atuando com concessionárias de serviço público, instituições financeiras e empresas multinacionais.
Slide
Atentos às necessidades dos clientes, prestamos consultoria preventiva com o objetivo de evitar o litígio.
previous arrow
next arrow

Cobrança de ISS em cemitérios do Brasil é autorizado pelo STF

Se viver o luto pela perda de um parente já é um momento difícil, agora é também mais caro financeiramente. Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) validou a incidência do Imposto Sobre Serviços (ISS) na cessão de uso de espaços em cemitérios para sepultamento. A ação foi ajuizada pela Acembra – Associação de Cemitérios e Crematórios do Brasil.

Na ação, a Acembra buscou a declaração de inconstitucionalidade da lei que incluía a atividade em uma lista de serviços onde o imposto deveria ser cobrado. A entidade alegou a autora que a atividade não poderia estar sujeita à incidência do ISS, porquanto não envolveria obrigação de fazer – requisito fundamental para se configurar serviço – mas somente obrigação de disponibilizar o espaço cedido.

O relator do processo, ministro Gilmar Mendes, votou no sentido de conhecer da ação e julgar improcedente o pedido, para reconhecer a constitucionalidade do dispositivo questionado. Em seu voto, o ministro entendeu que a “cessão de uso de espaços em cemitérios para sepultamento” configura operação mista, uma vez que engloba a prestação de serviço consistente na guarda e conservação dos restos mortais inumados.

Garcia e Moreira Advocacia 2021 - Todos os direitos reservados.