Slide
Nossos diferenciais são qualidade técnica, agilidade, eficiência nas respostas e, sobretudo, respeito aos interesses dos nossos clientes.
Slide
Serviços jurídicos para grandes empresas, atuando com concessionárias de serviço público, instituições financeiras e empresas multinacionais.
Slide
Atentos às necessidades dos clientes, prestamos consultoria preventiva com o objetivo de evitar o litígio.
previous arrow
next arrow

Posso receber auxílio-acidente e aposentadoria?

Conforme estabelecia o art. 6º, § 1º, da Lei nº 6.367 de 1976, era possível receber o auxílio-acidente e a aposentadoria de forma cumulativa, uma vez que o auxílio-acidente tinha caráter vitalício.

Porém, a partir da Lei nº 9.528 de 1997, o auxílio-acidente deixou de ser vitalício, passando a ser devido até a véspera do início de qualquer aposentadoria ou até a data do óbito do segurado.

No entanto, a Primeira Seção do STJ firmou orientação no sentido de que a percepção de auxílio-acidente com os proventos de aposentadoria de forma concomitante, somente será possível se o surgimento da doença incapacitante e a aposentadoria forem anteriores a 11/11/1997, observado o critério do art. 23, da Lei nº 8.213/1991, para definição do momento da lesão nos casos de doença profissional ou do trabalho.

Nesse sentido, ao fazermos a leitura da Súmula 507, do STJ, podemos concluir que só terá direito à acumulação do auxílio-acidente e da aposentadoria, apenas quem cumpriu os requisitos de ambos os benefícios antes da modificação legislativa em 1997.

Como regra atual, não é possível a acumulação do auxílio-acidente com a aposentadoria.

Garcia e Moreira Advocacia 2021 - Todos os direitos reservados.