Slide
Nossos diferenciais são qualidade técnica, agilidade, eficiência nas respostas e, sobretudo, respeito aos interesses dos nossos clientes.
Slide
Serviços jurídicos para grandes empresas, atuando com concessionárias de serviço público, instituições financeiras e empresas multinacionais.
Slide
Atentos às necessidades dos clientes, prestamos consultoria preventiva com o objetivo de evitar o litígio.
previous arrow
next arrow

Quem recebe BPC pode receber pensão alimentícia?

O BPC – Benefício de Prestação Continuada, é a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa com deficiência e ao idoso que, comprovadamente, não possuem meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.

Os benefícios do BPC e a pensão alimentícia podem ser cumulativos, desde que a renda com a pensão não o descaracterize como beneficiário do BPC. Ou seja, o valor recebido na pensão alimentícia é considerado e somado para fins de cálculo da renda per capta na análise de critério do BPC.

Caso o valor recebido de pensão, juntamente com os demais rendimentos do grupo familiar, ultrapassem o limite de até meio salário mínimo por pessoa (alteração trazida pelo Decreto 11.016/2022), o beneficiário é descaracterizado da condição de miserabilidade (requisito para recebimento do BPC) e perde o direito ao benefício de prestação continuada.

Portanto, pode sim receber os dois benefícios, desde que observada a renda per capta para enquadramento nos requisitos de recebimento.

Garcia e Moreira Advocacia 2021 - Todos os direitos reservados.